J. Prosper Eckert e John Mauchly construíram, na Moore School da Universidade da Pennsylvania, aquilo qeu foi considerado o primeiro computador de propósito geral que realmente funcionou como tal. A máquina, que recebeu o nome de ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Calculator), foi subsidiado pelo Exército dos Estados Unidos, e tornou-se operacional durante a Segunda Guerra Mundial. Talvez por razões de segurança nacional, a existência da máquina só foi revelado em 1946, após o fim da guerra. O ENIAC, apesar de ser uma máquina de propósito geral, foi usado para calcular tabelas de direção de tiro para artilharia do Exército. Seu formato era em U, e suas medidas eram 80 pés de comprimento por 8,5 de altura por vários pés de largura. Cada um dos seus 20 registradores de 10 dígitos media 2 pés. No total, o ENIAC usou 18.000 válvulas.
1 pé é igual a 0,3048 metros, isso quer dizer que um registrador media 60,96 centímetros.
[..]
Em 1944, John Von Neumann se interessou pelo projeto do ENIAC. Os responsáveis pelo projeto estavam interessados em melhorar a maneira como os programas eram desenvolvidos e iniciaram discussões a respeito do armazenamento de programas na forma de números. O Dr. von Neumann ajudou na consolidação dessas ideias e escreveu um artigo lançando as bases para um computador com programa armazenado, chamado EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer).
Retirado do livro: Organização e projeto de computadores - 2.ed. LTC - Patterson & Hennessy.
Imagens retiradas do site http://bzupages.com/f185/brief-history-computer-eniac-1946-ti-ipad-2010-action-speaks-louder-than-words-9298/
http://www.flickr.com/photos/museeinformatique/3784586580/
Outros computadores foram criados após o ENIAC, por exemplo: o UNIVAC, CRAY-1, entre outros.
Faça uma pesquisa na internet e descubra quantos registradores tinha cada um destes projetos.
Outros computadores foram criados após o ENIAC, por exemplo: o UNIVAC, CRAY-1, entre outros.
Faça uma pesquisa na internet e descubra quantos registradores tinha cada um destes projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário